Está precisando de mudas florestais nativas?

Ainda da tempo de conseguir mudas florestais nativas de forma gratuita ofertadas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH RIO DAS VELHAS).

Associações, ONGs, órgãos governamentais, prefeituras e demais entidades poderão se candidatar a retirar gratuitamente mudas nativas para a recuperação de áreas degradadas, incluindo nascentes e matas ciliares localizadas na bacia hidrográfica do Rio das Velhas.

Os interessados devem se manifestar através de ofício até o dia 1º de março de 2021 pela internet, preenchendo os requisitos do edital.

Para mais informações sobre o chamamento público acesse:

https://cbhvelhas.org.br/chamamento público

As mudas florestais são produzidas no Viveiro Langsdorff em Taquaraçu de Minas pela empresa GOS Florestal. O viveiro é fruto da parceria entre a Arcelor Mittal, CBH Rio das Velhas e Agência Peixe Vivo.

Benefícios do uso das Plantas de Cobertura em Lavouras Cafeeiras.

Em nosso dia de campo visitamos a propriedade do Sr. Frank Alvarenga. Depois da roçada a lavoura está pronta para o período de estiagem.

No vídeo vamos mostrar como é feito o manejo das Plantas de Cobertura em Lavouras Cafeeiras. Depois de roçar as Plantas de Cobertura, a palhada vai para debaixo da saia do café e se transforma em uma camada protetora, evitando o aumento da temperatura e mantendo a umidade por mais tempo.  Além disso, as plantas de cobertura se transformam em nutrientes para o café através da decomposição promovida pelos microrganismos do solo.

Manejo Integrado do Solo em Lavouras Cafeeiras

Acompanhe o trabalho realizado na propriedade do Sr. José Maria em Perdões, MG.

O uso de plantas de cobertura nas lavouras de café favorece o aumento de matéria orgânica, essencial para a fertilidade do solo. As plantas de cobertura vão ajudar a melhorar a qualidade física e química do solo. Elas também promovem a ciclagem de nutrientes, auxiliam no controle de pragas e doenças e fixam nitrogênio atmosférico.

Solos equilibrados e bem estruturados são sinônimos de lavouras produtivas e plantas saudáveis.

Sistemas Agroflorestais

Os Sistemas Agroflorestais buscam através da integração de floresta e culturas agrícolas obter o melhor aproveitamento do solo e da água, melhorando o uso da terra e ajudando a diversificar a produção.

No vídeo de hoje vamos mostrar um SAF implantado em Conselheiro Lafaiete pela GOS Florestal e como estamos conduzindo o sistema. Elaborado para a produção agrícola e florestal o SAF também vai funcionar como um campo demonstrativo do uso de plantas de cobertura para adubação e o uso de microrganismos que vão estimular o crescimento e proteger as plantas contra doenças.

Gostaria de saber mais sobre as técnicas de manejo utilizadas pela GOS Florestal?

Acompanhe os nossos trabalhos pelas redes sociais:

Facebook

Instagram

Linkedin

Youtube

 

Controle Biológico de pragas e doenças.

O uso de inimigos naturais para o controle biológico de pragas e doenças não deixam resíduos nos alimentos, são seguros para o produtor e protegem a biodiversidade. O Controle Biológico é extremamente importante para a redução do uso de agrotóxicos na na produção de alimentos. Introduzimos em uma lavoura de café o Bicho-lixeiro, predador natural do Bicho mineiro.

O Bicho mineiro (Leucoptera coffella) é uma pequena mariposa de coloração branca, umas das principais pragas da cafeicultura. Durante a fase de lagarta elas penetram na planta causando a perda de folhas, isso reduz a capacidade fotossintética do café, acarretando a diminuição da produção.

A GOS Florestal presta consultoria e elabora projetos ambientais inovadores e diferenciados, buscando a satisfação plena de nossos clientes aplicando e executando as boas práticas de sustentabilidade.

 

 

Dia de Campo

Hoje vamos mostrar o uso de Mudas de Café em Tubetes, uma excelente opção para o produtor. Elas facilitam o manuseio, apresentam maior desenvolvimento radicular, proporcionam maior índice de pegamento e diminuem os custos de plantio.

Assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre as vantagens do uso de Mudas de Café em Tubetes.

Acompanhe os nossos trabalhos através das redes sociais:

Facebook

Instagram

Linkedin

Requalificação Ambiental do Lago Siriema

A GOS Florestal é responsável pela execução do Projeto que está melhorando a qualidade ambiental do Lago Siriema através do plantio de espécies florestais nativas, limpeza e isolamento do entorno do lago. Além disso, a empresa vai ampliar o viveiro de mudas do município e construir um galpão para dar suporte as atividades realizadas no local. Também estão sendo realizados trabalhos de comunicação e mobilização social com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente.

O projeto é financiado pelo comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco com apoio técnico da Agência Peixe Vivo.

Acompanhe outros projetos executados pela GOS Florestal através de nossas redes sociais:

Facebook

Instagram

Linkedin

 

Lavoura Orgânica

Manejo que estamos fazendo na propriedade do Fabrício (Cogumelos Umami).

O uso das plantas de cobertura favorece o aumento de matéria orgânica no solo, promovem a ciclagem de nutrientes e fixam o nitrogênio atmosférico.

A GOS Florestal possuí uma longa experiência no desenvolvimento de projetos socioambientais, gestão da produção florestal e agrícola.

Acompanhe os nossos trabalhos através das redes sociais:

Facebook

Instagram

Linkedin

Depoimento dos Beneficiários do Projeto de Construção de Fossas Agroecológicas em Penedo, AL

Os Projetos Hidroambientais possuem um diferencial para os demais projetos de engenharia, eles envolvem a população. A Construção de Fossas Agroecológicas para o Tratamento de Efluentes Domésticos na Zona Rural de Penedo, Alagoas, beneficiou 75 propriedades que a partir de agora tem o seu esgoto totalmente tratado.

Financiado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e com apoio técnico da Agência Peixe Vivo, o projeto trouxe saneamento básico para essas famílias, bem como a preservação do Rio São Francisco. Eliminando o uso de fossas negras e o despejo de águas cinzas nos quintais da Comunidade Sítio Nazário, melhorando a qualidade de vida dos seus moradores.

Foram construídas Bacias de Evapotranspiração para o tratamento das águas negras consorciadas a Círculos de Bananeiras, que recebem as águas provenientes dos lavatórios, chuveiros e pias. O Sistema é amplamente difundindo na permacultura, não geram efluentes, evitam a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Uma alternativa de baixo custo e eficiente para o tratamento de esgoto no meio rural.

 

Manutenção de Fossas Agroecológicas

O Sistema de Tratamento de efluentes domésticos implantados no Projeto de Construção de Fossas Agroecológicas na Zona Rural de Penedo, Alagoas, é de baixo custo e altamente eficiente. Possui um funcionamento simples, não geram efluentes, evitam a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático.

Deve-se atentar ao desenvolvimento das plantas que compõem o sistema, se necessário, é preciso substituir bananeiras velhas ou mortas. Nas BETs as folhas secas devem ser dispostas, cobrindo o solo, para evitar infiltrações ou erosões. Deve-se manter o abaulamento no topo das Bacias para garantir o escoamento das águas superficiais. As caixas de gordura e de passagem devem ser limpas uma vez ao mês, retirando o excesso de sedimentos. Já nos Círculos de Bananeiras é feito a reposição de galhos, troncos e folhas secas, mantendo-o sempre coberto, para que não haja contanto dos efluentes com a superfície.

O Projeto de Construção de Fossas Agroecológicas foi financiado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, com apoio técnico da Agência Peixe Vivo e executado pela GOS Florestal. Ele beneficiou 75 famílias, proporcionando melhor qualidade de vida e contribuindo para a preservação do Rio São Francisco. Também foram realizadas atividades de mobilização social e educação ambiental, orientando os moradores a respeito do uso e manejo das Fossas Agroecológicas, bem como a importância de preservar o meio ambiente. Também foram produzidos vídeos com informações gerais do projeto, dicas para a manutenção do sistema e entrevistas com os beneficiários.

No vídeo mostramos como realizar as manutenções necessários que vão garantir o funcionamento do sistema. Em nossas redes sociais você vai encontrar dicas como esta e outros trabalhos realizados pela GOS Florestal.

Facebook, InstagramLinkedin, Youtube