Soluções para Recuperação Ambiental em Linhas de Transmissão de Energia

A importância da preservação ambiental em projetos de infraestrutura não pode ser subestimada, especialmente em áreas de risco. Nós, da GOS Florestal, fomos contratados para implementar um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) em uma linha de transmissão situada em um terreno altamente inclinado e friável, no topo de um morro com grande contribuição de água, em Santa Leopoldina, Espírito Santo. Ao iniciar o projeto, identificamos a possibilidade de colapso de uma das torres devido às condições do terreno.

Para mitigar esses riscos, adotamos uma série de técnicas de engenharia e conservação de solo e água. Utilizamos tirantes em rocha e técnicas de drenagem superficial para reduzir o impacto das águas das chuvas no terreno e barrar o escoamento superficial. A conservação do solo foi reforçada com o plantio de plantas de cobertura, escolhidas estrategicamente conforme a época do ano, regime hídrico, tipo de solo e região. Além disso, utilizamos capim-vetiver ao longo dos taludes, devido às suas raízes profundas que ancoram o solo, e biomantas para melhorar a fixação das sementes.

As plantas utilizadas possuem raízes em diferentes profundidades, que ajudam a segurar o solo e reduzir a erosão, promovendo melhor infiltração de água. As plantas também vão ajudar a melhorar a estrutura do solo e proporcionar melhores condições para a regeneração natural do terreno.

Essas soluções integradas demonstram nossa capacidade de combinar técnicas de engenharia e práticas ambientais para garantir a estabilidade e preservação de áreas críticas. Nosso compromisso é assegurar que cada projeto não só cumpra suas funções operacionais, mas também contribua para a sustentabilidade e a recuperação ambiental.



Conheça mais sobre a Gos Florestal e as ações para a proteção e recuperação de áreas degradadas.



Siga nossas páginas nas redes sociais e fique sempre por dentro de todas as novidades.

facebook.com/gosflorestal

instagram.com/gos_florestal

linkedin.com/company/gos-florestal

youtube.com/channel/UCJrpoHMpdj86PTZmKxNwuFw

031 3762-4940 | contato@gosflorestal.com.br


Cuidados com as Nascentes

As nascentes são afloramentos dos lençóis freáticos que dão origem aos cursos d’água. Elas surgem na superfície do solo e correspondem ao local onde se inicia um curso d’água, como rios, ribeirões e córregos.

A água é um recurso natural insubstituível e indispensável para a manutenção de todos os seres vivos, e as nascentes desempenham papel fundamental em garantir a continuidade dos cursos d’água.

Contudo, o desmatamento das matas ciliares vem contribuindo para a diminuição da quantidade e da qualidade da água das nascentes, e por isso medidas que visam garantir a preservação das nascentes são essenciais para frear a degradação dos mananciais.

Confira algumas medidas que devem ser adotadas para a preservação das nascentes:

Revegetação ao entorno das nascentes, num raio mínimo de 50 metros, através de plantio de espécies nativas e cercamento da área para proporcionar regeneração natural;

Controle da erosão do solo, através de barreiras físicas como paliçadas e biorretentores;

Construção de solo-cimento evitando a contaminação física e biológica da água;

Instalação de técnicas que permitam a infiltração da água da chuva no solo que irá abastecer o lençol freático, como cochinhos em nível e barraginhas.

O uso das tecnologias adequadas para a proteção das nascentes é fundamental para garantir a continuidade dos cursos d’água com boa quantidade e qualidade de água disponíveis nas nascentes.

A Gos Florestal é especialista em soluções de engenharia para todo o ciclo da água. Atende o mercado industrial, o agronegócio e segmentos de infraestrutura com projetos personalizados.

Conheça mais sobre a Gos Florestal e as ações para a proteção e recuperação de nascentes.



Siga nossas páginas nas redes sociais e fique sempre por dentro de todas as novidades.

facebook.com/gosflorestal

instagram.com/gos_florestal

linkedin.com/company/gos-florestal

youtube.com/channel/UCJrpoHMpdj86PTZmKxNwuFw

031 3762-4940 | contato@gosflorestal.com.br


Sócios da GOS Florestal participam de evento da Embrapa

No último dia 18 de maio os sócios da GOS Florestal participaram da 15ª SIT – Semana de Integração Tecnológica, realizada pela Embrapa em Sete Lagoas.

Esse encontro é tradicional e relevante para a agricultura nacional, proporciona um ambiente de conexões entre os setores público e privado com o propósito de discutir as transformações e construir alianças estratégicas.

Os sócios da GOS Florestal, Alessandro Vanini e Giovani Vieira, foram convidados pelo pesquisador da Embrapa Luciano Cordoval para palestrarem durante o evento.

Alessandro e Giovani falaram sobre o uso de Cochinhos e Barraginhas, duas tecnologias usadas na execução dos PRADs – Projeto de Recuperação de Áreas Degradada.

O evento que celebra os 50 anos da Embrapa foi um grande sucesso e contou com a presença de várias autoridades e executivos.



Siga nossas páginas nas redes sociais e fique sempre por dentro de todas as novidades.

facebook.com/gosflorestal

instagram.com/gos_florestal

linkedin.com/company/gos-florestal

youtube.com/channel/UCJrpoHMpdj86PTZmKxNwuFw

031 3762-4940 | contato@gosflorestal.com.br


Conheça as Soluções GOS Florestal

Atuamos no desenvolvimento de projetos socioambientais e na gestão da produção florestal e agrícola.

Acreditamos que responsabilidade social e preservação ambiental significam um compromisso com a vida por isso desenvolvemos os projetos de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2015.

Confira aqui alguns dos projetos que realizamos!

– Programa de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD

Construção de paliçadas; biomantas; biorretentores; cordão de pedras; cochinhos em nível, barraginhas; semeadura de coquetel de plantas de cobertura; plantio de capim vetiver; controle de formigas; camalhões; adequação de acesso; canaleta verde.

– Recuperação de nascentes e matas ciliares

Cercamento de APPs e RPPNs; plantio de mudas nativas; construção de solo-cimento.

– Recuperação Hidroambiental

Cercamento de APPs e RPPNs; plantio de mudas nativas; construção de solo-cimento; barraginhas; construção de fossas agroecológicas.

– Conservação de solo e água

Cochinhos em nível; barraginhas.

Possuímos também os viveiros de mudas florestais para uso e comercialização.

Temos uma longa experiência e queremos compartilhar com você!


Siga nossas páginas nas redes sociais e fique sempre por dentro de todas as novidades.

facebook.com/gosflorestal

instagram.com/gos_florestal

linkedin.com/company/gos-florestal

youtube.com/channel/UCJrpoHMpdj86PTZmKxNwuFw

031 3762-4940 | contato@gosflorestal.com.br


Mitigação dos impactos da mineração

As atividades minerárias são responsáveis por grandes impactos ambientais e paisagísticos. Por isso, a GOS Florestal dispõe de um conjunto de tecnologias que visam a minimização e a compensação dos impactos gerados nesses empreendimentos.

 

As tecnologias implantadas em áreas de mineração são primordiais para a preservação do solo e a manutenção do equilíbrio ambiental. Essas medidas contribuem principalmente para a conservação do solo e da água através da implantação de técnicas para controle de processos erosivos, estabilização de taludes e revegetação de áreas com solos expostos.

 

Entre as medidas adotadas podemos citar a implantação de bacias de contenção, paliçadas, biorretentores de sedimentos, biomantas vegetais, cordões de pedras, reconstrução da fertilidade do solo, semeadura de coquetéis de plantas de cobertura inoculadas com microorganismos promotores de crescimento, entre outras, que são técnicas que auxiliam no processo de contenção de sedimentos e direcionamento de águas superficiais e revitalização das áreas, evitando o carreamento de sedimentos para os cursos d’água e o aparecimento de erosões, além de contribuírem para a recarga de lençol freático.

 

Nós da GOS Florestal, dispomos de uma equipe profissional preparada para promover ações sustentáveis e minimizar os impactos resultantes das atividades de extração mineral, permitindo condições de restituição do ecossistema afetado.


facebook.com/gosflorestal

instagram.com/gos_florestal

linkedin.com/company/gos-florestal

youtube.com/channel/UCJrpoHMpdj86PTZmKxNwuFw

031 3762-4940 | contato@gosflorestal.com.br

Por que o PRAD é importante

Define-se como áreas perturbadas ou degradadas aquelas que apresentam alterações ambientais, bióticas e abióticas devido aos impactos decorrentes de atividades e/ou ações antrópicas ou naturais.

Com isso, o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) surge como um método fundamental para minimizar os impactos ambientais negativos, decorrentes principalmente da instalação de empreendimentos. O PRAD consiste na realização de estudo em uma determinada área que sofreu degradação, e busca restituir este ambiente degradado. Para isso, são utilizadas uma série de tecnologias de caráter mecânico aliadas a estruturas de bioengenharia para auxiliar no controle e direcionamento dos fluxos de água sobre o solo e permitir que o ambiente desequilibrado e sem chance de recuperação natural, se restabeleça dinamicamente, trazendo utilidade ao solo e harmonia paisagística.

Os métodos de recuperação devem ser definidos conforme as características da área, por isso esse estudo deve-se iniciar com o levantamento e a identificação das características bióticas e abióticas para definição das melhores técnicas que se adequem aquele ambiente. As técnicas aplicadas nos PRAD’s visam recuperar espécies nativas, controlar processos erosivos através de estabilização do solo, direcionamento e drenagem de águas superficiais. A revegetação das áreas deve ocorrer através de plantio de coquetel de plantas de cobertura (gramíneas e leguminosas), principalmente em solos totalmente expostos, como também plantio de espécies arbóreas e arbustivas de acordo com o bioma em questão.

Em áreas degradadas o controle dos processos erosivos é fundamental para seu processo de reconstituição. Com isso, na avaliação e estudo da área serão definidos quais métodos de controle e estabilização do solo serão adotados, como construção de barraginhas (bacias de contenção), cochinhos em nível, paliçadas de madeira, camalhões de terra compactada, instalação de biomantas e biorretentores de sedimentos, construção de canaleta verde e enrocamento de pedras nas saídas d’água.

A GOS Florestal tem grande expertise na realização de PRAD e sempre se responsabiliza pelo monitoramento e manutenção da área, a fim de garantir o sucesso e a eficácia das técnicas aplicadas.


facebook.com/gosflorestal

instagram.com/gos_florestal

linkedin.com/company/gos-florestal

youtube.com/channel/UCJrpoHMpdj86PTZmKxNwuFw

031 3762-4940 | contato@gosflorestal.com.br

mudas florestais

É hora de plantar!

Como se programar para o período das chuvas

Chegou a estação das águas e com ela os campos verdes anunciam que a temporada de  plantio inicia.

Aí vem aquela ansiedade em adquirir mudas, insumos, e materiais necessários ao plantio das lavouras, florestas e jardins.

Nesse momento o mais importante é a escolha das melhores sementes e mudas disponíveis no mercado e aptas para sua região de plantio e objetivos que se pretende alcançar. No caso das lavouras, busca-se materiais mais produtivos, resistentes às pragas e doenças e que atendam às demandas do mercado consumidor.

Quando pensamos em mudas, sejam elas de espécies florestais nativas ou exóticas, ornamentais, frutíferas e para fins paisagísticos temos que buscar as características que mais nos atendem em função dos objetivos pretendidos.

Densidade da madeira, volume de produção, resistência à seca, pragas e doenças e, principalmente a adaptabilidade à região de plantio são fatores fundamentais no momento da escolha.

Feito isso o próximo passo é procurar um bom viveirista ou flora e buscar as melhores plantas. Todo viveiro ou revendedor de mudas deve estar devidamente registado junto ao Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM garantindo assim que as mudas ofertadas são fiscalizadas pelo Ministério da Agricultura – MAPA e atendem as especificações técnicas e legais vigentes.

Passando à escolha das plantas algumas características desejáveis são o fuste (caule) reto, sistema radicular vigoroso, mudas livres de pragas e doenças, sem grandes diferenças de diâmetro do local de contato entre o cavalo e o cavaleiro (no caso de plantas enxertadas), plantas aclimatadas ao sol e vigorosas.

Daí em diante é fazer um plantio seguindo as recomendações técnicas. Tamanho e formato das covas, adubação de plantio, coroamento e utilização de cobertura morta são algumas questões relevantes nesse momento.

Quer saber mais sobre como fazer um plantio tecnicamente correto e ver suas mudas se desenvolverem satisfatoriamente? Siga nossas redes sociais e fique ligado nos vídeos técnicos que preparamos para vocês.

Bom plantio!

facebook.com/gosflorestal

instagram.com/gos_florestal

linkedin.com/company/gos-florestal

youtube.com/channel/UCJrpoHMpdj86PTZmKxNwuFw

www.gosflorestal.com.br

031 3762-4940 | contato@gosflorestal.com.br

Dicas sobre o plantio de mudas de eucalipto

O Eucalipto é a espécie florestal mais plantada no Brasil. Possui desenvolvimento rápido e sua madeira pode ser aproveitada em várias atividades.

A GOS Florestal produz mudas de eucalipto clonado de alta produtividade para você que pretende iniciar seu empreendimento florestal.

Confira neste vídeo dicas importantes sobre o plantio das mudas!


Mudas de Café em Tubetes

O sucesso da lavoura de café está ligado diretamente à qualidade das mudas que vão para o campo.

A GOS Florestal em parceria com o Engenheiro Agrônomo Fred Batos, do Café na Roça, está produzindo mudas de café em Tubetes. Aliamos a experiência de quem já produz café há muitos anos e as nossas técnicas de produção de mudas florestais em Tubetes, acumuladas ao longo de mais de 15 anos de experiência.

As mudas em Tubetes apresentam maior desenvolvimento radicular, maior índice de pegamento, redução de custos e uma série de vantagens que vamos discutir no vídeo desta semana.

Manejo integrado do solo visando a sustentabilidade na produção

No vídeo de hoje vamos mostrar um pouco do trabalho realizado na fazenda do Sr. Haroldo, proprietário da Bemdita Carnes Especiais.

Foram realizados os trabalhos de restauração de pastagem em uma das áreas da propriedade com o plantio de plantas de cobertura. Também foram realizados os trabalhos de controle de erosão através da construção de barraginhas e cochinhos.