Projetos hidroambientais são aqueles voltados à recuperação e melhoria quantitativa e qualitativa das águas de uma bacia hidrográfica. Os projetos envolvem não somente as questões de ordem técnica como plantios, cercamentos e obras de engenharia mas todo o trabalho de mobilização social e educação ambiental com as comunidades e seu entorno.

Desenvolvendo projetos ao longo das bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Velhas, Paraíba do Sul, Doce e Grande acumulamos uma grande expertise na formulação e execução desses projetos.

Os projetos são focados primordialmente na recuperação de nascentes, matas ciliares e pequenos cursos d’água, através do cercamento de áreas, plantio de espécies florestais nativas, manejo da regeneração natural, controle de processos erosivos e adequação de estradas vicinais.

O grande diferencial dos Projetos Hidroambientais para os demais projetos de engenharia é a necessidade de envolvimento e participação social.

Como a maioria dos trabalhos são executados em propriedades rurais, assentamentos de reforma agrária e comunidades rurais, se não houver um envolvimento e comprometimento por parte desses atores sociais, a tendência natural é que após encerrada as intervenções esses projetos acabem ficando “órfãos” e terminem sem alcançar os objetivos pretendidos. Além do mais, a questão dos recursos hídricos tem sido motivo de conflitos constantes tanto no campo como nas cidades.

Desta forma, a equipe da GOS Florestal, desde os técnicos de nível superior até os funcionários de campo são selecionados e capacitados para promover o diálogo e mediar conflitos de forma a alcançar os objetivos pretendidos.