O Projeto de Construção de Fossas Agroecológicas para Tratamento de Efluentes Domésticos na Zona Rural de Penedo, Alagoas, beneficiou diversas famílias na Comunidade Sítio Nazário. Ele foi financiado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, com apoio técnico da Agência Peixe Vivo e executado pela empresa GOS Florestal.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores da Comunidade através do saneamento básico e preservar o Rio São Francisco. Com a construção das Bacias de Evapotranspiração e os Círculos de Bananeiras o esgoto gerado agora tem destino correto.

As Fossas Agroecológicas são uma alternativa para o tratamento de efluentes domésticos de baixo custo que não agride o meio ambiente. Construída a partir de pneus velhos, areia, brita, entulhos de construção civil e cobertos por bananeiras, o sistema funciona como um filtro, capaz de reaproveitar a água e os nutrientes lançados com o esgoto. A água armazenada nos tanques são absorvidas pelas raízes das plantas e eliminadas no ambiente em forma de vapor.

Amplamente difundindo na permacultura, as TEVAPs ou Bacias de Evapotranspiração não geram efluentes, evitam a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático, uma excelente alternativa para suprir a carência de tratamento de esgoto no meio rural. Associado as BETs foram construídos Círculos de Bananeiras para o tratamento das águas cinzas, oriundas da pia e chuveiro.

Durante a execução do Projeto também foram realizados atividades de mobilização social e educação ambiental, orientando os moradores sobre o uso e manejo das Fossas Agroecológicas, bem como a importância de preservar o meio ambiente. Também foram produzidos vídeos com informações gerais do projeto, dicas para a manutenção do sistema e entrevistas com os beneficiários do projeto.