Deliberado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco — CBHSF através da Agência de Bacia Hidrográfica — AGB Peixe Vivo, o projeto buscou promover a proteção e recuperação de áreas de preservação permanente nos municípios de Junqueiro e São Sebastião em Alagoas. Durante a execução do projeto, a GOS Florestal realizou trabalhos para a recuperação ambiental de matas ciliares na Bacia do Riacho Riachão, ampliando a cobertura vegetal e protegendo nascentes.

O Riachão é responsável pelo abastecimento de água de boa qualidade e volume as comunidades do seu entorno e também, beneficia milhares de pessoas atendidas pela Companhia de Abastecimento de Águas de Alagoas — CASAL. Um dos principais problemas identificados são os processos erosivos, que surgem pelo uso inadequado do solo e a poluição, outro problema que juntos afetam diretamente a quantidade e qualidade de água disponível. Trabalhar com a comunidade do entorno, estimulando e orientando para a importância da preservação ambiental é um dos objetivos dos Projetos Hidroambientais.

Para garantir a conservação desses mananciais, a GOS Florestal promove em conjunto aos trabalhos de recuperação ambiental, ações de mobilização social e educação ambiental com os moradores beneficiados pelo projeto. É importante que as pessoas entendam a importância das áreas de recargas e como o manejo adequado do solo em plantações e pastagens vão proporcionar melhores condições para a manutenção dessas áreas.