Esse projeto, bastante inovador, propõe a recuperação ambiental de 23 ha de mata ciliar na região do Semiárido nordestino no Estado de Sergipe.

O projeto

Deliberado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – SCBH, o Projeto Hidroambiental da Bacia do Rio Curituba tem a função de promover a proteção e recuperação de áreas na bacia do rio Curituba em Canindé de São Francisco, Sergipe, especificamente dentro do Assentamento Mandacaru.

Trata-se de uma área do Bioma Caatinga onde, além dos plantios estão sendo realizados serviços de construção de barraginhas, cercamentos de APPs e construção de diques de pedra.

Nesse projeto também esta sendo desenvolvida, por iniciativa da GOS Florestal, a implantação de um Projeto Piloto de utilização de Sistema Agroflorestal – SAF para recomposição da Mata Ciliar da Caatinga, utilizando espécies florestais da Caatinga e sementes crioulas selecionadas por agricultores da região.

O Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público

Esse projeto recebeu em 2017, o Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público na categoria Transformação Social após ter concorrido com mais de 1100 projetos de todos os estados brasileiros.

O Projeto na mídia