As nascentes são afloramentos dos lençóis freáticos que dão origem aos cursos d’água. Elas surgem na superfície do solo e correspondem ao local onde se inicia um curso d’água, como rios, ribeirões e córregos.
A água é um recurso natural insubstituível e indispensável para a manutenção de todos os seres vivos, e as nascentes desempenham papel fundamental em garantir a continuidade dos cursos d’água.
Contudo, o desmatamento das matas ciliares vem contribuindo para a diminuição da quantidade e da qualidade da água das nascentes, e por isso medidas que visam garantir a preservação das nascentes são essenciais para frear a degradação dos mananciais.
Confira algumas medidas que devem ser adotadas para a preservação das nascentes:
Revegetação ao entorno das nascentes, num raio mínimo de 50 metros, através de plantio de espécies nativas e cercamento da área para proporcionar regeneração natural;
Controle da erosão do solo, através de barreiras físicas como paliçadas e biorretentores;
Construção de solo-cimento evitando a contaminação física e biológica da água;
Instalação de técnicas que permitam a infiltração da água da chuva no solo que irá abastecer o lençol freático, como cochinhos em nível e barraginhas.
O uso das tecnologias adequadas para a proteção das nascentes é fundamental para garantir a continuidade dos cursos d’água com boa quantidade e qualidade de água disponíveis nas nascentes.
A Gos Florestal é especialista em soluções de engenharia para todo o ciclo da água. Atende o mercado industrial, o agronegócio e segmentos de infraestrutura com projetos personalizados.
Conheça mais sobre a Gos Florestal e as ações para a proteção e recuperação de nascentes.
Siga nossas páginas nas redes sociais e fique sempre por dentro de todas as novidades.
facebook.com/gosflorestal
instagram.com/gos_florestal
linkedin.com/company/gos-florestal
youtube.com/channel/UCJrpoHMpdj86PTZmKxNwuFw
031 3762-4940 | contato@gosflorestal.com.br
Escreva um comentário