O Rio Taquaraçu é um importante afluente do Rio das Velhas, a manutenção para preservação de suas águas é fundamental no sentido de garantir a disponibilidade hídrica em quantidade e qualidade nos mananciais que fazem parte de sua bacia hidrográfica.

Para alcançar esse objetivo, foi realizado o Projeto de Recomposição de Matas Ciliares Degradadas e Manutenção Florestal na Bacia do Rio Taquaraçu. Promovendo a recomposição florística de matas ciliares, proteção de nascentes e áreas de preservação permanente em propriedades rurais cadastradas pelo CBH Rio das Velhas. Também foram realizados obras para a recuperação de áreas degradas, estabilização e recuperação de voçorocas. Os trabalhos de educação ambiental e mobilização social foram realizados para garantir a implementação e sustentabilidade do projeto hidroambiental.

Uma iniciativa do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas – CBH Velhas, a partir de demandas apresentadas pelo Subcomitê de Bacia Hidrográfica do Rio Taquaraçu – SCBH Rio Taquaraçu, financiado pela Agência de Águas – AGB Peive Vivo e executado pela GOS Florestal.