Embora quase invisíveis, os rios e nascentes urbanas tem uma importância muito grande para o equilíbrio hídrico nos grandes centros urbanos.

 

Recuperação de Nascentes

Resgatar essa importância junto à população para uma convivência mais harmoniosa com esses recursos é de fundamental importância.

Dentro dessa ótica, a GOS Florestal implementou para o CBH Rio das Velhas e Sub Comitês das Bacias Hidrográficas dos Ribeirões Onça e Arrudas a recuperação de 13 nascentes na região metropolitana de Belo Horizonte, Sabará e Contagem. Os trabalhos foram realizados dentro do Projeto de Valorização de Nascentes Urbanas, responsável por mapear centenas de nascentes e elaborar um diagnóstico de suas principais características (Saiba mais). A GOS Florestal executou obras de revitalização de 4 nascentes na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Arrudas (Saiba mais sobre o Projeto Hidroambiental de Recuperação e Conservação de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Arrudas)  e 9 nascentes na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça, assista o vídeo e veja o antes e depois de algumas das nascentes revitalizadas. (Saiba mais sobre o Projeto de Valorização de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça)

Mobilização Social

Além dos trabalhos de revitalização ambiental das nascentes, foram realizadas atividades de mobilização social e educação ambiental através de oficinas e eventos para os moradores e estudantes das comunidades do entorno das nascentes. Na oficina de cinema, dois dos vídeos produzidos pelos moradores das comunidades foram indicados para o prêmio de Documentários ambientais.