Define-se como áreas perturbadas ou degradadas aquelas que apresentam alterações ambientais, bióticas e abióticas devido aos impactos decorrentes de atividades e/ou ações antrópicas ou naturais.
Com isso, o Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) surge como um método fundamental para minimizar os impactos ambientais negativos, decorrentes principalmente da instalação de empreendimentos. O PRAD consiste na realização de estudo em uma determinada área que sofreu degradação, e busca restituir este ambiente degradado. Para isso, são utilizadas uma série de tecnologias de caráter mecânico aliadas a estruturas de bioengenharia para auxiliar no controle e direcionamento dos fluxos de água sobre o solo e permitir que o ambiente desequilibrado e sem chance de recuperação natural, se restabeleça dinamicamente, trazendo utilidade ao solo e harmonia paisagística.
Os métodos de recuperação devem ser definidos conforme as características da área, por isso esse estudo deve-se iniciar com o levantamento e a identificação das características bióticas e abióticas para definição das melhores técnicas que se adequem aquele ambiente. As técnicas aplicadas nos PRAD’s visam recuperar espécies nativas, controlar processos erosivos através de estabilização do solo, direcionamento e drenagem de águas superficiais. A revegetação das áreas deve ocorrer através de plantio de coquetel de plantas de cobertura (gramíneas e leguminosas), principalmente em solos totalmente expostos, como também plantio de espécies arbóreas e arbustivas de acordo com o bioma em questão.
Em áreas degradadas o controle dos processos erosivos é fundamental para seu processo de reconstituição. Com isso, na avaliação e estudo da área serão definidos quais métodos de controle e estabilização do solo serão adotados, como construção de barraginhas (bacias de contenção), cochinhos em nível, paliçadas de madeira, camalhões de terra compactada, instalação de biomantas e biorretentores de sedimentos, construção de canaleta verde e enrocamento de pedras nas saídas d’água.
A GOS Florestal tem grande expertise na realização de PRAD e sempre se responsabiliza pelo monitoramento e manutenção da área, a fim de garantir o sucesso e a eficácia das técnicas aplicadas.
facebook.com/gosflorestal
instagram.com/gos_florestal
linkedin.com/company/gos-florestal
youtube.com/channel/UCJrpoHMpdj86PTZmKxNwuFw
031 3762-4940 | contato@gosflorestal.com.br
Escreva um comentário