Depoimento dos Beneficiários do Projeto de Construção de Fossas Agroecológicas em Penedo, AL

Os Projetos Hidroambientais possuem um diferencial para os demais projetos de engenharia, eles envolvem a população. A Construção de Fossas Agroecológicas para o Tratamento de Efluentes Domésticos na Zona Rural de Penedo, Alagoas, beneficiou 75 propriedades que a partir de agora tem o seu esgoto totalmente tratado.

Financiado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e com apoio técnico da Agência Peixe Vivo, o projeto trouxe saneamento básico para essas famílias, bem como a preservação do Rio São Francisco. Eliminando o uso de fossas negras e o despejo de águas cinzas nos quintais da Comunidade Sítio Nazário, melhorando a qualidade de vida dos seus moradores.

Foram construídas Bacias de Evapotranspiração para o tratamento das águas negras consorciadas a Círculos de Bananeiras, que recebem as águas provenientes dos lavatórios, chuveiros e pias. O Sistema é amplamente difundindo na permacultura, não geram efluentes, evitam a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Uma alternativa de baixo custo e eficiente para o tratamento de esgoto no meio rural.

 

Escreva um comentário

Deixe uma resposta