Segue firme o Projeto de Construção de Fossas Agroecológicas em Penedo (AL)

A construção de fossas agroecológicas (Bacias de Evapotranspiração) e Círculos de Bananeira para o tratamento de efluentes domésticos na Comunidade Sítio Nazário, zona rural de Penedo, Alagoas, segue a todo vapor. Ao todo serão 75 domicílios beneficiados. O projeto é financiado pelo Comitê de Bacia hidrográfica do Rio São Francisco, junto a Agência Peixe Vivo, com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água. O objetivo é melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiadas pelo projeto, através do saneamento básico e a preservação do Rio São Francisco, evitando a contaminação do solo, das águas superficiais e do lençol freático.

A TEVAP (Tanque de Evapotranspiração) é um sistema utilizado para o tratamento dos dejetos do vaso sanitário, de baixo custo e com alta eficiência. Ela é construída a partir de um tanque escavado no chão, revestido com uma estrutura em concreto armado, impermeabilizado, para que os efluentes não contaminem o solo e águas. Dentro do tanque é construído um túnel, utilizando pneus velhos e o restante do espaço é preenchido com entulhos, brita e areia. Por último é colocado uma camada de solo, onde são cultivadas plantas com grande demanda hídrica, como a bananeira.

As águas cinzas, oriundas de pias, chuveiros e cozinhas são tratadas nos Círculos de Bananeiras, um tanque escavado no chão preenchido com galhos e palhadas (capim seco e folhas). No entorno são plantadas as bananeiras que vão tratar estes efluentes.

A água armazenada nos tanques são absorvidas através das raízes das plantas e eliminada no ambiente em forma de vapor, por isso o nome EVAPOTRANSPIRAÇÃO.

Juntamente com a construção das TEVAPs e Círculos de Bananeiras estão sendo realizados atividades de mobilização social e educação ambiental, com o objetivo de orientar os moradores sobre o uso e manejo das fossas agroecológicas, bem como a importância de preservar o meio ambiente.

Gostaria de saber como construir uma TEVAP? Preencha o formulário e baixe o nosso Guia de Instalação de Fossa Ecológica (Tanque de Evapotranspiração – TEVAP).

Escreva um comentário

Deixe uma resposta