Manejo para Solos Produtivos

A GOS Florestal acredita que é possível equilibrar o sucesso na produção agrícola com a preservação dos recursos naturais através do manejo sustentável do solo. Utilizando técnicas inovadoras é possível atender as exigências das culturas agrícolas, melhorar a quantidade e qualidade da água, aumentar a disponibilidade de nutrientes para as plantas e favorecer a atividade microbiológica do solo.  A adoção de práticas de conservação dos solos e da água, manejo da matéria orgânica e dos microrganismos do solo é fundamental para a manutenção e ampliação da capacidade produtiva das propriedades rurais.

Preconizando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a GOS Florestal busca difundir informações que levem a proteção, recuperação e promoção do uso sustentável dos ecossistemas. O décimo quinto ODS, refere-se ao combate da degradação da terra e a perda da biodiversidade, onde a deterioração do solo é uma das principais causas da desertificação e da perda do potencial produtivo.

Pensando nisso, lançamos uma série de vídeos que vão abordar técnicas e práticas de manejo que visam a sustentabilidade da produção agrícola e a preservação dos recursos naturais, aliando altas produtividades com baixo impacto ambiental.

Convidamos você a acompanhar em nossas redes sociais o passo a passo da aplicação dessas técnicas.

Instagram

Linkedin

Youtube

Facebook

3 Comments

  • Humberto Marques

    Já trabalhei com a equipe da GOS Florestal em projetos de Recuperação de Nascentes e na produção de mudas em viveiros no Comitê de Bacia do Rio das Velhas. Competência e comprometimento com todos os prazos cumpridos. Parabéns pela iniciativa na produção de vídeos explicativos. Humberto Marques – Biólogo – Belo Horizonte

  • Neiri

    Contratamos um empresa para plantar nosso pomar como 60 mudas já faz dois anos e nada desenvolve crescimento mínimo disseram que é o solo fizemos tudo que recomendaram colocar gesso calcario esterco e água e nada o agrônomo esteve lá hoje e disse que não resolveu nada mas também não sabe o que fazer. Socorro o que poço fazer?

    • Alessandro Vanini

      Bom dia Neiri!

      Sem conhecer a sua área fica muito difícil emitir uma opinião. Sem dúvida alguma, o uso de corretivos e adubos orgânicos como gesso, calcário e esterco são muito importantes para o desenvolvimento das plantas e, teoricamente, elas deveriam estar se desenvolvendo bem.

      Existem uma infinidade de possíveis causas para o baixo desenvolvimento do seu pomar. Mas para saber exatamente o que acontece é preciso um diagnóstico bem feito. Pode ser problema com compactação sub superficial do solo, pragas e doenças de solo, nematóides, mudas com problema de raiz… Procure tentar responder a essas questões para encontrar a solução.

      De qualquer forma uma dica que podemos lhe dar é tomar cuidado com a conservação dos solos, manter o solo coberto a maior parte do tempo possível, utilizar mix de plantas de cobertura e manter a biodiversidade mais alta possível no seu pomar.

      Equipe GOS Florestal

  • Escreva um comentário

    Deixe uma resposta