Recuperação ambiental de nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Doce

Esse projeto é executado a partir das demandas apresentadas pelo CBH Rio Caratinga à Agencia de Bacias IBIO AGB DOCE.

Revitalização de Nascentes

Esse projeto contemplou o cercamento e revitalização de 13 nascentes na Bacia Hidrográfica no Rio Doce no município de Santa Bárbara do Leste – MG.

Como se trata de uma área formada somente por agricultores familiares, o processo de revitalização foi realizado através da implantação de Sistemas Agroflorestais – SAFs nas áreas de nascentes, utilizando-se uma combinação de espécies florestais nativas madeireiras e frutíferas com outras espécies frutíferas exóticas.

Projeto de Recuperação de Nascentes Urbanas

Embora quase invisíveis, os rios e nascentes urbanas tem uma importância muito grande para o equilíbrio hídrico nos grandes centros urbanos.

 

Recuperação de Nascentes

Resgatar essa importância junto à população para uma convivência mais harmoniosa com esses recursos é de fundamental importância.

Dentro dessa ótica, a GOS Florestal implementou para o CBH Rio das Velhas e Sub Comitês das Bacias Hidrográficas dos Ribeirões do Onça e Arrudas a recuperação de 9 nascentes na região metropolitana de Belo Horizonte, Sabará e Contagem.

Mobilização Social

Além dos trabalhos de revitalização ambiental das nascentes, foram realizadas atividades de mobilização social e educação ambiental através de oficinas e eventos para os moradores e estudantes das comunidades do entorno das nascentes. Na oficina de cinema, dois dos vídeos produzidos pelos moradores das comunidades foram indicados para o prêmio de Documentários ambientais.

Projeto de Recuperação Hidroambiental da Bacia do Rio Curituba

Esse projeto, bastante inovador, propõe a recuperação ambiental de 23 ha de mata ciliar na região do Semiárido nordestino no Estado de Sergipe.

O projeto

Deliberado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – SCBH, o Projeto Hidroambiental da Bacia do Rio Curituba tem a função de promover a proteção e recuperação de áreas na bacia do rio Curituba em Canindé de São Francisco, Sergipe, especificamente dentro do Assentamento Mandacaru.

Trata-se de uma área do Bioma Caatinga onde, além dos plantios estão sendo realizados serviços de construção de barraginhas, cercamentos de APPs e construção de diques de pedra.

Nesse projeto também esta sendo desenvolvida, por iniciativa da GOS Florestal, a implantação de um Projeto Piloto de utilização de Sistema Agroflorestal – SAF para recomposição da Mata Ciliar da Caatinga, utilizando espécies florestais da Caatinga e sementes crioulas selecionadas por agricultores da região.

O Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público

Esse projeto recebeu em 2017, o Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público na categoria Transformação Social após ter concorrido com mais de 1100 projetos de todos os estados brasileiros.