Recuperação ambiental de nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Doce

Esse projeto é executado a partir das demandas apresentadas pelo CBH Rio Caratinga à Agencia de Bacias IBIO AGB DOCE.

 

Revitalização de Nascentes

Iniciado há apenas 2 meses, o projeto prevê o cercamento e revitalização de 13 nascentes na Bacia Hidrográfica no Rio Doce no município de Santa Bárbara do Leste – MG.

Como se trata de uma área formada somente por agricultores familiares, o processo de revitalização será realizado através da implantação de Sistemas Agroflorestais – SAFs nas áreas de nascentes.

 

Projeto de Recuperação de Nascentes Urbanas

Embora quase invisíveis, os rios e nascentes urbanas tem uma importância muito grande para o equilíbrio hídrico nos grandes centros urbanos.

 

Recuperação de Nascentes

Resgatar essa importância junto à população para uma convivência mais harmoniosa com esses recursos é de fundamental importância.

Dentro dessa ótica, a GOS Florestal implementou para o CBH Rio das Velhas e Sub Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Onça a recuperação de 9 nascentes na região metropolitana de Belo Horizonte e Contagem.

Mobilização Social

Além dos trabalhos de revitalização ambiental das nascentes, foram realizadas atividades de mobilização social e educação ambiental através de oficinas e eventos para os moradores e estudantes das comunidades do entorno das nascentes. Na oficina de cinema, dois dos vídeos produzidos pelos moradores das comunidades foram indicados para o prêmio de Documentários ambientais.

Capacitação de Membros do CBH Médio Paraíba do Sul

A partir das demandas do CBH Médio Paraíba do Sul, a GOS Florestal elaborou o Curso de Conservação e Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares. Essa capacitação aconteceu no período de 30 de julho a 03 de setembro de 2016. Foi um curso teórico/prático dividido em 6 módulos totalizando 48 h.

 

Avaliação da Capacitação

Na avaliação do curso, a satisfação geral foi alta, sendo os instrutores muito bem avaliados e mais de 85% dos participantes disseram que indicariam o curso para outros profissionais.

 

Projeto de Recuperação Hidroambiental da Bacia do Rio Curituba

Esse projeto, bastante inovador, propõe a recuperação ambiental de 23 ha de mata ciliar na região do Semiárido nordestino no Estado de Sergipe.

O projeto

Trata-se de uma área do Bioma Caatinga onde, além dos plantios estão sendo realizados serviços de construção de barraginhas, cercamentos de APPs e construção de diques de pedra.

Nesse projeto também esta sendo desenvolvida, por iniciativa da GOS Florestal, a implantação de um Projeto Piloto de utilização de Sistema Agroflorestal para recomposição da Mata Ciliar da Caatinga, utilizando espécies florestais da Caatinga e sementes crioulas  selecionadas por agricultores da região.

O Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público

Esse projeto recebeu em 2017, o Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público na categoria Transformação Social após ter concorrido com mais de 1100 projetos de todos os estados brasileiros.

 

viveiro

Viveiro Langsdorff

Conheça um de nossos projetos: Viveiro Langsdorff

O Viveiro

O viveiro Langsdorff esta localizado na área da Usina Hidrelétrica Madame Denise de propriedade da Arcelor Mitall no município de Taquaraçu de Minas – MG.

O viveiro é fruto da parceria entre a Arcelor Mittal, CBH Rio das Velhas e AGB Peixe Vivo.

No viveiro, a GOS Florestal irá produzir 300.000 mudas nativas nos próximos 5 anos para atender às demandas dos projetos do CBH Rio das Velhas.

Todas as matrizes serão selecionadas dentro da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas de forma a produzir espécies já adaptadas às regiões de plantio.

 

Sementes Florestais Nativas

Com pessoal treinado e matrizes de espécies florestais nativas catalogadas nas mais importantes Bacias Hidrográficas da Região Sudeste e Nordeste do Brasil, a GOS Florestal produz para seu consumo Sementes Florestais Nativas dos Biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, todas registradas junto ao Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM.

 

Aquisição de Sementes

Todos viveiristas experientes conhecem de perto as dificuldades e custos para aquisição de sementes florestais nativas de espécies variadas e índice de germinação elevado. Como as sementes florestais nativas apresentam características muito diferentes uma da outra e uma variabilidade de espécies muito grande, sua germinação nem sempre é tão simples, requerendo conhecimento técnico sobre cada espécie. Por esse motivo, nossa empresa optou por não fornecer sementes florestais à terceiros.

Sementes Germinadas

O que temos feito é fornecer as sementes germinadas (plântulas) em bandejas de 128 células para posterior replantio nos viveiros de produção. Assim ao adquirir nossas mudas jovens (plântulas) o viveirista tem a garantia de alto pegamento das plântulas, redução do tempo de produção das mudas e dos custos com irrigação, coleta e beneficiamento de sementes.

 

Faça as contas e adquira conosco suas próximas mudas florestais para alavancar a produção do seu viveiro florestal.

Mudas Florestais Nativas

Trabalhando com mudas florestais há mais de 15 anos, a GOS Florestal vem aprimorando dia após dia suas tecnologias de produção e rastreamento das mudas florestais que produz.

 

Manuseio facilitado

Nossas mudas são produzidas em tubetes que facilitam o manuseio da muda, apresentam maior desenvolvimento radicular das plantas, apresentam maior índice de pegamento em campo e diminuem os custos de plantio, uma vez que são muito mais leves e fáceis de manusear em nas áreas de plantio além do menor custo de transporte.

Matrizes registradas

Nossas matrizes florestais são selecionadas em campo, identificadas e registradas no Registro Nacional de Sementes e Mudas – RENASEM do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

De forma inovadora, a GOS Florestal vem produzindo mudas rastreadas nas diversas Bacias Hidrográficas do Brasil e de diferentes Biomas.

Temos matrizes selecionadas nas Bacias Hidrográficas dos Rios Doce, Paraíba do Sul, São Francisco e Velhas, com coleta de sementes e produção de mudas dos Biomas Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

Gerenciamento de Viveiros

Além do nosso viveiro Florestal localizado em Conselheiro Lafaiete – MG, também gerenciamos viveiros florestais de empresas mineradoras e Comitês de Bacia Hidrográfica, desenvolvendo trabalhos de resgate de flora, seleção de matrizes, acompanhamento fenológico, coleta e beneficiamento de sementes e produção de mudas.