Projetos hidroambientais são aqueles voltados a recuperação e melhoria quantitativa e qualitativa das águas de uma bacia hidrográfica.

Atualmente a GOS Florestal trabalha desenvolvendo e executando Projetos Hidroambientais nas Bacias Hidrográficas dos Rios Doce, Paraíba do Sul, São Francisco e Velhas.

Esses projetos são focados primordialmente na recuperação de nascentes, matas ciliares e pequenos cursos d’água, através do cercamento de áreas, plantio de espécies florestais nativas, manejo da regeneração natural, controle de processos erosivos e adequação de estradas vicinais.

O grande diferencial dos Projetos Hidroambientais para os demais projetos de engenharia é a necessidade de envolvimento e participação social.

Como a maioria dos trabalhos são executados em propriedades de pequenos agricultores, assentamentos e comunidades rurais, se não houver um envolvimento e comprometimento por parte desses atores sociais, a tendência natural é que após encerrada as intervenções esse projetos acabem ficando “órfãos” e terminem sem alcançar os objetivos pretendidos.

Desta forma, a equipe da GOS Florestal, desde os técnicos de nível superior até os funcionários de campo são selecionados e capacitados para promover o diálogo e mediar conflitos de forma a alcançar os objetivos pretendidos.