Inoculação de Mudas Florestais com Fungos Micorrízicos

 

A GOS Florestal em parceria com a EMBRAPA Milho e Sorgo, vem realizando trabalhos de inoculação de Fungos Micorrízicos em mudas florestais nativas. Micorriza é uma simbiose mutualística estabelecida entre alguns grupos de fungos do solo e raízes das plantas (mico = fungo; riza = raiz). Elas auxiliam na absorção de água e nutrientes do solo, principalmente o fósforo, essencial para o desenvolvimento das mudas. Além dos benefícios nutricionais, os Fungos Micorrízicos aumentam a tolerância a doenças, a resistência a seca e melhoram a qualidade do solo.

Produção de Mudas Florestais Nativas – Faveiro-de-wilson

 

Faveiro-de-wilson (Dimorphandra wilsonii Rizzini) é uma espécie arbórea da flora brasileira criticamente em perigo de extinção segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza. Ela é uma espécie endêmica, encontrada apenas na região central de Minas Gerais, ocorre nos biomas Mata Atlântica e Cerrado, nas bacias hidrográficas do Rio Paraopeba, Rio das Velhas e do Rio Pará. A GOS Florestal pensando em proteger e ampliar o tamanho das populações do Faveiro-de-wilson, coleta sementes para a produção de mudas florestais que são comumente utilizadas para enriquecimento florestal em projetos de recuperação Hidroambiental.

Construção de Barraginhas na UTE Ribeirão Jequitibá

 

A GOS Florestal está executando obras de recuperação de áreas degradas e conservação do solo e água na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Jequitibá, obras do Projeto Hidroambiental de Difusão de Sistemas Agroecológicos em Propriedades Rurais da Unidade Territorial Estratégica Ribeirão Jequitibá. Em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo, através do pesquisador Luciano Cordoval, a GOS está construindo barraginhas na microbacia do Córrego do Machado. O objetivo é recuperar áreas degradadas e conservar nascentes e mananciais por meio do aumento da disponibilidade hídrica através da captação de águas da chuva para abastecimento do lençol freático. Uma tecnologia simples, de fácil aplicação que se adapta a diferentes realidades.

Produção de Mudas Florestais a partir de Plugs

 

A produção de mudas florestais nativas a partir da utilização de sementes pré germinadas em plugs é, sem dúvida alguma, uma excelente oportunidade para quem deseja iniciar um pequeno viveiro florestal ou aumentar a sua produção. As mudas em plug agilizam o processo produtivo, garantem diversidade de espécies e aumentam a segurança quanto a procedência das plantas matrizes através da rastreabilidade.

Experimente no seu viveiro e veja de perto as vantagens desse sistema.

Produção de Mudas de Eucalipto Clonado

 

A produção de mudas de eucaliptos clonados através do uso de pequenas estacas, possibilita a seleção de plantas com as características mais desejadas pra cada tipo de uso como em serrarias, energia, postes, celulose, etc.
A GOS Florestal disponibiliza diversos clones para os mais variados fins. São materiais selecionados e de alta produtividade acessíveis para pequenos e médios produtores rurais que pretendem iniciar seu empreendimento florestal buscando rentabilidade e sustentabilidade do negócio.

Sistema de Produção de Mudas de Eucalipto Clonado

 

A produção de eucalipto para usos múltiplos em pequenas e médias propriedades rurais é um excelente investimento para o agricultor. Além de servir como reserva de valor disponibiliza para o produtor madeira para os mais diversos fins (lenha, estacas para cercas, telhados e madeira serrada) além de outros produtos não madeireiros como mel e óleos essenciais e serviços ambientais como sombreamento para os animais e fixação do carbono atmosférico.
Pensando nisso, a GOS Florestal produz e disponibiliza aos produtores, mudas de eucalipto com alto potencial produtivo para os mais variados fins, garantindo o sucesso da sua florestal.

 

GOS Florestal no III Encontro Internacional de Revitalização de Rios

GOS Florestal mostra seu Stand no Encontro

A GOS Florestal marca presença no III Encontro Internacional de Revitalização de Rios que está sendo realizado juntamente com o I Encontro das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais.

Conhecido por ser um dos mais importantes eventos de revitalização, esse encontro reúne profissionais gabaritados com o objetivo de apresentar as melhores experiências sobre a preservação e revitalização de rios no mundo.

Diversos temas serão abordados e dentre eles destacamos o das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais onde já desenvolvemos alguns projetos e em especial o de recuperação ambiental de nascentes na Bacia Hidrográfica do Rio Doce e o projeto de Recuperação Hidroambiental da Bacia do Rio Curituba.

O evento ocorre a partir de hoje (28/11) e vai até quinta (30/11) que se encerrará com a apresentação de documentos e encaminhamentos.

Convidamos todos para conhecer nosso Stand e nos vemos lá!